FONOAUDIÓLOGA DÁ DICAS DE CUIDADOS COM A VOZ PARA CRIANÇAS

Com o objetivo de dar dicas de como evitar os problemas de saúde causados pelo uso incorreto da voz, a Prefeitura de General Salgado, por meio do Departamento de Saúde, levou a fonoaudióloga Chiara Bethânia Raymundo da Cunha às escolas e entidades da cidade.

A ação, denominada Amigo da Voz, teve início na última segunda-feira, dia 16, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, e foi desenvolvida no Projeto Guri, Associação Mirim, Apae, Escola Azílio Antônio do Prado, Escola Próinfancia Maida Lima de Atahyde, Escola Sirlei Cândido de Oliveira e Escola Nelson Seraphim.

Durante os encontros, a fonoaudióloga fez um importante alerta. “O uso incorreto da voz pode causar nódulos ou calos nas cordas vocais. Por isso, com iniciativas simples no dia-a-dia, é possível ser um Amigo da Voz”, afirma.

DICAS PARA CUIDAR DA VOZ

Beber dois litros de água diariamente, ter uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas, falar sem esforço e articular bem as palavras, evitar pigarrear e falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos. Estar atento aos primeiros sintomas de alterações vocais, como cansaço, dor ao falar, pigarrear e rouquidão, e procurar um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.